quinta-feira, 25 de agosto de 2011

   Rock Japonês


    Com entrada de diversos setores da cultura ocidental no Japão após a 2ª guerra Mundial,a música japonesa também tomou influencia de fora, em especial a J-Pop(Japanese Popular Music).
    Quando o rock começou a embalar hordas de jovens nos Estados Unidos, Reino Unido e outros lugares,o Japão também recebeu influencia,segundo o livro "Japop --O poder da cultura Pop Japonesa", de Christine Akune Sato.
    "O rock japonês nasceu no contexto do pop e estão ligados as tranformaçoes culturais pelas quais o país passou no pós-guerra", disse Sato.
     O livro mostra que, no início, apreciar o gênero foi fonte de confronto em muitas famílias japonesas, que não aceitavam a música nem a cultura ocidentalizada dos mais jovens.
     Em 1958, após um festival com versões traduzidas de Elvis Presley e Paul Anka e um conseqüente grande sucesso no Japão, o cantor Masaaki Hirao lançou junto com sua banda, a All Stars Wagon, a música "Hoshi wa Nademo Shiteiru" ("As Estrelas Tudo Sabem"), de acordo com o livro, que a aponta como a primeira música considerada rock japonês.
    Os Beatles, que influenciaram o mundo todo com sua música, também marcaram o rock japonês nos anos 1960. Foi graças a eles, segundo o livro de Sato, que houve a "explosão" da guitarra elétrica, um fenômeno chamado de ereki boom.

                                                     Repressão


    Com o sucesso do rock e da guitarra eletrônica, houve a reação das autoridades.Na cidade de Ashikaga, na província de Tochigi, uma lei proibiu que se tocasse guitarra no município,segundo livro de Sato.
    Na Província de Shizuoka, uma outra lei autorizou a polícia a aparecer em festas e apresentações de bandas, de acordo com a mesma fonte.
    O livro ainda informa que, quando os Beatles foram tocar no Japão em 1966, grupos protestaram contra o evento e chegaram a ameaçar o quarteto de morte.

                                                  Sucesso no exterior


    Atualmente, como parte de toda a indústria ligada ao lançamento de animes, nos quais há, simultâneamente, o lançamento de artigos de papelaria, bonecos e diversos produtos licenciados, o rock japonês acompanha os desenhos.
    Diversos grupos ficaram conhecidos pelas trilhas sonoras das produções, uma das maneiras de se exportar, com todo o universo do anime, o rock japonês.


    Aí tem alguns vídeos de bandas japonesas pra vcs confere *--*

X-JAPAN-JADE:





























KOTOKO-Being:
















MAXIMUM THE HORMONE-Zetsuboubilly:


 















VLW GALERA ATE A PRÓXIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário