sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Punk Rock (resumido!!)

      Punk Rock

     Um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970,que tem como caracteristicas musicas simples(geralmente nao passam de tres ou quatro acordes),rápidas e agressivas,temas que abordam idéias anarquistas,niilistas e revolucionarios ,ou sobre problemas políticos ou sociais como o desemprego,guerras,a violência,ou em outros casos,letras com menos conteúdo politico e social ex: relacionamentos,diversão,sexo,drogas, e temas do cotidiano.O visual agressivo,que foge dos padroes da moda,a fisolofia "faça voce mesmo" e as atitudes destrutivas também soa outras caracteristicas do Punk Rock.
     Suas raizes tem origens nos Estados Unidos,com bandas como New York Dolls,Stooges,MC5,The Dictator e Ramones.Mais tarde o estilo se populariza na Europa e teria inúmeras bandas representando-o,como o The Clash,Sex Pistols<The Damned,U.K.subs,Eddie & The Hot Rots,Wire e The Stranglers na Inglaterra;Stiff Little Fingers e Understones na Irlanda;The Gogs,Stinky Toys e Métal Urbain na França;Male e Mittagspause na Alemanha;The Kids na Bélgica;Lama,Briard e Eppu Normaali na Finlândia;Rude Kids,Ebba Grön e Göteborg Sound na Suécia;Speedtwins na Holanda; Radio Birdman e The Saints na Austrália; e Restos de Nada, AI-5, Cólera e Condutores de Cadáver no Brasil.Mais tarde,o movimento se espalharia pelo mundo todo até os anos 1980 praticamente todos os países teriam uma cena de Punk Rock.
           
 Punk Rock no Brasil

    O movimento punk no Brasil surgiu no final da década de 1970. O precursor foi o guitarrista Douglas Viscaino, que fundou a banda Restos de Nada, primeira banda punk brasileira em meados de 1978. Nessa época surgiu uma legião de bandas com o mesmo molde que juntas formaram o movimento punk. Entre elas as bandas: AI-5, Condutores de Cadáver, Cólera em São Paulo, Aborto Elétrico em Brasília.
     Desde 1976 e 1977, alguns roqueiros "mais antenados" já ouviam e tinham acesso aos discos dos Ramones, Sex Pistols, Clash e Stranglers, e também das bandas pré-punk como o MC5 e os Stooges. Porém foi só em 1978 que começaram a surgir bandas e gangues punks no Brasil. Os primeiros shows punks iriam ocorrer apenas em 1979.
     Durante o final da década de 1970, havia duas lojas que os punks freqüentavam e nas quais compravam seus discos: a Wop Bop e a Punk Rock Discos (do Fábio, da banda Olho Seco, e no lugar onde mais tarde foi construída a Galeria do Rock). Como a maioria dos discos era importada e muito cara, era extremamente difícil conseguir material das bandas. Isso motivava a troca de materiais por meio de fitas caseiras.
     Um dos principais discos que influenciou o surgimento do punk rock no Brasil foi a coletânea da A Revista Pop Apresenta o Punk Rock, uma coletânea que continha 12 músicas de bandas como Sex Pistols, Ramones, Ultravox, London, Stinky Toys e outras. Os discos do Clash, dos Ramones e dos Sex Pistols também foram muito ouvidos, fora os discos do Stiff Little Fingers e do U.K. Subs, nos primórdios do movimento no Brasil. Nos anos 80, outras bandas como o Discharge, Exploited, Dead Kennedys e algumas bandas finlandesas como o Riistetyt e o Rattus ficaram bem populares e cairam no gosto da grande maioria dos punks brasileiros.
     O primeiro disco de punk rock a ser gravado aqui foi a coletânea Grito Suburbano, que reunia três bandas: Cólera, Olho Seco e Inocentes. Eram também para ter participado da coletânea a banda Anarkólatras e o AI-5, mas devido a alguns problemas na gravação essas bandas acabaram "ficando de fora". A qualidade e a produção do disco é bem mediana, porém foi um disco corajoso, ousado e revolucionário para a época.
     O primeiro disco punk de apenas uma banda, foi o EP Violência e Sobrevivência, do Lixomania. Hoje em dia, esse álbum pode ser encontrado em vinil por preços absurdos, variando de 100 até 700 reais.
     Nos anos 1980 o punk explodiu no Brasil e surgiam inúmeras bandas em vários cantos do país, tanto no Rio Grande do Sul com Os Replicantes e Pupilas Dilatadas, no Nordeste com a banda Homicídio Cultural e também em São Paulo, ABC e Rio de Janeiro, com as bandas Hino Mortal, Garotos Podres e Ulster (ABC), Ratos de Porão, Psykóze e Fogo Cruzado (São Paulo), e no Rio de Janeiro Desordeiros e Espermogramix.
     Devido a grande violência e brigas geradas pelas gangues punks, os jornais, noticiários e a mídia em geral começou a ver o movimento e os punks com maus olhos, criando até mentiras que desmoralizaram o movimento. Isso fez com que a maior parte da população ter uma imagem errada dos punks, e também os policias e militares terem atitudes mais radicais com os punks e a repressão entre eles aumentou. Atualmente, devido uma série de ocorridos semelhantes, os punks andam sofrendo uma série de "pequenos preconceitos", por parte da grande parte da população e pelos jovens mais fechados.
     O movimento punk no Brasil seguiu firme e forte, mesmo com todas as dificuldades, e foi crescendo, e hoje praticamente todas cidades brasileiras tem uma cena punk e o movimento brasileiro é considerado um dos maiores do mundo, com muitas bandas brasileiras indo tocar na Europa em festivais importantes.
      A década de 90 foi de grande importância na cena punk de Minas Gerais. Surgem bandas como: Consciência Suburbana, Anti-Sistema Repressor e etc. Sem contar com a banda Attack Epileptico, que foi a primeira banda de Grindcore no Brasil.
      
      Veja uns videos de algumas bandas importantes para o Punk Rock nacionais e internacionais:(galera nao coloquei nenhuma banda brasileira porque eles nao tem videos oficiais vlw).

Sex Pistols:















The Clash:















Ramones:















(vlw galera ....comentem por favor!!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário