segunda-feira, 20 de junho de 2011

A história do Skate

Ainda não se sabe exatamente quando apareceu o skate, mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia. Era em uma época aonde reinava o surf e a curtição total sobre uma prancha, mas como as coisas nunca davam certo aqueles mesmos surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em "shapes", para que assim pudessem surfar em terra firme.

Os skates eram muito primitivos, não possuíam nose nem tail, era apenas uma tábua e quatro rodinhas. O crescimento do 'surf no asfalto' se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época. 

Era uma época onde o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965 se comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Esse esporte então teve seu auge em meados dos anos 70, quando ocorreu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas: a revista "Skateboarder", uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou a sua mudança de planos, agora cobrindo assuntos sobre competições de Biker's. 

Foi quando se deu a 'morte' do skate. Muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, apenas ficando os que realmente gostavam. Esses skatistas - que perderam suas pistas, suas revistas, e tudo que era a respeito deles - lançaram-se a andar nas ruas, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculo. Daí se deu o street skate.


Anos 70
Lá pelos anos 70 houve o racionamento de água nos EUA, e muitas pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas. Foi aí que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias poderiam ser ótimos obstáculos. Surgia assim o 'skate vertical'. 

Anos 80
Nos anos 80 o skate volta ao seu auge, com a inovação dos skates, e a utilização das pistas em "U" - os half pipes. O skate retorna às suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial: Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros contribuiram e muito para o progresso do skate.


                                             Skate tempos modernos
No final dos anos 80 surgiu um garoto que, com apenas 12 anos, mandava flips muito altos na rampa. Um garoto magro e com um estilo muito técnico e mesmo com pouca idade já deixavam os velhões de queixo caido. Seu nome: Tony Hawk.

Outro fator muito importante para o skate da época foi o vídeo da Bones Brigade, em que Steve Caballero teve um papel bastante forte. A partir daí, o skate nunca mais decaiu.

Nos anos 90 o skate atingiu seu auge, com muitos adeptos, produtos e campeonatos que incentivam bastante os jovens crianças, e até os velhos dos anos 90. E assim o skate vai levando suas origens até o futuro, se desenvolvendo cada vez mais, superando todas as barreiras de preconceitos imposta sobre seus praticantes, e assim vamos levando o skate que nunca morrerá.


Brasil
O skate ainda pouco divulgado no Brasil, apesar de possuir grandes skatistas. No país o esporte já teve seus altos e baixos. O primeiro pico foi na década de 80, onde havia resvostas, vídeos e até album de figurinhas. Depois no final desta década e no começo dos anos 90, esta febre foi abaixando , talvez pela falta de patrocínio, divulgação, marcas.

A divulgação com a chegada da TV a cabo e de canais de esportes está trazendo o skate de volta à cena. Mas não é apenas o retorno à mídia que está fazendo o skate voltar ao palco, é a qualidade do skate atual.

Na década de 80 não havia tantas técnicas e manobras como hoje, tanto porque a configuração do skate era outra. Shape largo sem nose, rodas grandes e trucks pesados. Apesar disso o freestyle rolava forte naqueles tempos. Hoje em dia, o esquema é outro, o shape é estreito (normalmente 7.5), as rodas são menores e os trucks bem leves, facilitando assim as manobras de street.





                                                    peças de um skate



O skate é formado por 6 peças, todas fundamentais para um bom funcionamento, são elas:1 Shape (prancha superior)
1 Par de Truck (eixo)
4 Rodinhas
8 Rolamentos
8 Parafusos
1 Lixa auto adesiva
Shape:É a prancha de madeira que serve como base para as manobras. Composto por madeira leve e resistente (Mapple por exemplo) disposto em folhas. Existem hoje vários tipos, com pouco ou muita inclinação, ou com pouca ou muita largura, podendo escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de manobras e estilo!
Nose:A parte da frente do shape. Depois do truck dianteiro. O oposto de tail.
Tail:É a parte de trás do shape.
Trucks:São os eixos do skate a parte de metal.
Base:Parte dos trucks que ficam parafusadas ao shape. Na base está fixado o eixo, que tem movimento e segura as rodas.
Rodas:São feitas geralmente de Poliuretano ou de Uretano. Possuem duas cavidades, uma de cada lado, onde são dispostos os rolamentos (de medida 608). Variam muito quanto ao tamanho. Eram utilizadas rodas mais macias e maiores nas décadas de 70 e 80. Na década de 90, com o "boom" do street skate, elas diminuíram de tamanho, chegando a medir somente 45 mm. E também se tornaram mais duras. Atualmente estão num estágio intermediário, com tamanhos que variam entre 50 e 60 mm, e dureza entre 97 a 103 a.
Rolamento:Permitem as rodas girarem livremente e portanto o deslize do skate no solo. São confeccionados de ligas de aço e possuem diversas marcas. Existe uma classificação ABEC, que classifica o rolamento quanto a sua precisão nas dimensões. Uma espécie de certificação de engenharia. Portanto essa certificação ABEC por si própria não classifica os rolamentos quanto os quesitos durabilidade e velocidade. Essas características dependem da qualidade dos componentes, como esferas, gaiolas, lubrificação etc. É perfeitamente possível que um rolamento ABEC 3 de determinada marca corra e dure mais que um ABEC 7 de outra marca por exemplo. Existem também rolamentos sem certificação ABEC porém de marcas conceituadas, como os da "Bones".
Parafusos:Responsáveis por fixar os trucks ao shape. São quatro em cada truck, somando um total de oito parafusos.
Lixa:Fica aderia à superfície do shape, fazendo com que aumente o atrito entre o calçado e o shape do skate, possibilitando assim a execução de manobras e impedindo que o calçado deslize involuntariamente sobre o shape. Na maioria das vezes é feito em aço, por ter como caracteristica sua resistencia.

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